Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Saúde CognitivaSaúde Cognitiva

Saúde Cognitiva

Manter a saúde cognitiva é importante

A categoria “saúde cognitiva” engloba múltiplos aspetos relacionados com a deterioração cognitiva associada à idade, doenças e os danos por lesões relacionados. As alterações na capacidade mental devido ao envelhecimento podem incluir dificuldades para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, para prestar atenção ou concentrar-se durante longos períodos de tempo, problemas em recordar uma palavra ou um evento relacionado com a vida quotidiana. Estas alterações também afetam em grande parte o comportamento alimentar e pode afetar o estado nutricional do idoso.

As células do nosso organismo precisam de uma quantidade adequada de todos os nutrientes e cada um deles é essencial. Estas também necessitam da energia suficiente para manter um metabolismo adequado e prevenir um estado de carência. Assim, a alimentação deve fornecer todos estes nutrientes e o sistema digestivo deve permitir a sua boa digestão e absorção.

Vários estudos relacionam uma alimentação saudável e a prática de exercício físico com uma melhor função cerebral e saúde cognitiva. Além disso, a alimentação, o estilo de vida saudável e a prática regular de exercício físico podem ajudar a reduzir complicações, tais como o AVC ou doenças crónicas, pelo que todas as medidas encaminhadas nesta direção contribuem para manter ou melhorar estas funções. Finalmente, a interação social, a procura por novos conhecimentos e a prática de novas habilidades podem atuar como protetor contra a deterioração cognitiva associada com a idade*.

Na Nestlé Health Science exploramos ativamente abordagens nutricionais destinadas a melhorar a saúde cognitiva e a ajudar os indivíduos a utilizar a nutrição para melhorar a sua qualidade de vida.

 

1.       http://www.nia.nih.gov/health/publication/brain-health-resource. Consulta: dezembro de 2016

 

* Estas não são todas as causas de deterioração cognitiva, podem estar envolvidos outros fatores.