Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Acidente vascular cerebral (AVC) e saúde cognitiva

Risco nutricional e AVC

O AVC é uma lesão em áreas do Sistema Nervoso Central devido a uma alteração da circulação cerebral. Esta alteração pode ser de origem isquémica ou hemorrágica e provoca nos indivíduos que o sofrem, alterações motoras e sensitivas, temporárias ou permanentes, que têm impacto significativo na qualidade de vida. A disfagia pode ser umas das consequências, pelo menos numa fase inicial, e pode causar várias complicações, sendo uma delas a desnutrição. Portanto, é importante avaliar o aporte nutricional mais adequado para cada caso e realizar monitorização do mesmo.

 

O AVC é uma manifestação de um défice temporário ou permanente do funcionamento de áreas do sistema nervoso central produzido por uma alteração da circulação cerebral. A origem desta alteração pode classificar-se em AVC isquémico (85%) ou hemorrágico (15%). O AVC provoca alterações motoras e sensoriais que podem impactar negativamente a qualidade de vida dos indivíduos que o sofrem, como dos seus familiares e prestadores de cuidados. Estas alterações podem afetar as suas atividades da vida diária, o seu estado emocional e a esfera social.

 

O estado nutricional do indivíduo com AVC é um aspeto muito importante a considerar, assim como a presença de disfagia, já que é uma das sequelas que impactam mais a alimentação.


Uma avaliação adequada do estado nutricional e da presença de disfagia dos indivíduos com AVC, permitirá estabelecer um plano de cuidados específicos e iniciar o quanto antes o suporte nutricional mais adequado, nas situações que assim o exigirem.,2,3.

Portanto, a Nestlé Health Science compromete-se a desenvolver soluções nutricionais que ajudam os indivíduos com AVC.


1.     Guía de Práctica Clínica para el Manejo de Pacientes con Ictus en Atención Primaria. Plan de Calidad para el Sistema Nacional de Salud del Ministerio de Sanidad y Política Social. Unidad de evaluación de Tecnologías Sanitarias de la Agencia Laín Entralgo de la Comunidad de Madrid; 2009. Guías de Práctica Clínica en el SNS: UETS N.º 2007/5-2.

2.     Pinedo S, Erazo P, Miranda ZM, Lizarraga N, Gamio A, Tejada PI, Zaldibar B, Aycart J, Gómez I. Calidad de vida del paciente con ictus y de su cuidador. Pronóstico y resultados del tratamiento rehabilitador. Investigación Comisionada. Departamento de Salud. Gobierno Vasco. Vitoria-Gasteiz. 2013. Informe Osteba D-13-06.

3.     Burgos Peláez R, Segurola Gurrutxaga H, Bretón Lesmes I. [Nutritional support in stroke patients]. Nutr Hosp. 2014;29 Suppl 2:57-66.