Síndrome do cólon irritável (SCI), uma doença gastrointestinal frequente

Os indivíduos que sofrem obstipação ou diarreia, inchaço e gases e outros problemas digestivos com regularidade podem padecer de síndrome do cólon irritável, uma doença gastrointestinal frequente.


Entre 10 a 15% dos adultos sofrem de cólon irritável (SCI) e menos de metade deles são diagnosticados. Os sintomas mais comuns são a diarreia, obstipação, gases, dor abdominal e outros problemas digestivos relacionados com a motilidade do tubo digestivo e, em especial, do intestino*.


Embora as causas da doença não sejam conhecidas com exatidão, a alimentação, o stress e a flora intestinal são os fatores potenciais que desencadeiam os sintomas de SCI. Também alguns fatores intrínsecos, como o modo em que o cérebro e o intestino comunicam, a genética e os níveis de determinadas hormonas e outros compostos químicos podem estar envolvidos no SCI.


O estilo de vida e os hábitos alimentares podem afetar esta doença, sendo a alimentação um aspeto importante. Assim, enquanto que alguns alimentos podem agravar os sintomas de SCI (como os alimentos com elevado conteúdo em lípidos ou cafeína, ou que produzem gases como as leguminosas, alguns legumes como o repolho ou a couve ou algumas frutas), outros alimentos específicos podem melhorá-los. Conhecer e evitar os alimentos que provocam o SCI em cada indivíduo, mantendo um registo da alimentação e consumir nutrientes benéficos como a fibra alimentar, pode reduzir os sintomas.

Novas investigações sobre probióticos mostram que estes compostos também podem ser eficazes para ajudar indivíduos com SCI. Por isso, alguns fármacos que lhe podem ser úteis estão disponíveis.


Na Nestlé Health Science, a saúde digestiva é uma das principais áreas de trabalho, e estamos empenhados com a investigação e desenvolvimento de soluções nutricionais para indivíduos que sofrem doenças digestivas como o SCI1.

 

*Os sintomas enumerados não são uma lista exaustiva; os sintomas reais dos indivíduos podem variar.

 

1.       http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/ibs/. Consulta: dezembro de 2014.

Leia mais
Fechar
O Síndrome do cólon irritável é um problema da função digestiva
Embora seja muito desconfortável, podem-se tomar medidas para aliviar os sintomas.

O diagnóstico médico é importante

O diagnóstico médico é importante

Qualquer pessoa pode sofrer os sintomas como os provocados pelo síndrome do cólon irritável (SCI) de forma ocasional, sem que seja necessariamente causados por esta alteração. Um médico pode diagnosticar realmente o SCI quando estes sintomas ocorreram, pelo menos três vezes por mês, durante seis meses ou mais. Neste caso, é importante consultar um médico para ter a certeza de que se trata de SCI e não de outra doença.

Fonte: http://www.aboutibs.org/site/living-with-ibs/. Consulta: dezembro de 2014.

Alguns alimentos podem ajudar a aliviar os sintomas

Alguns alimentos podem ajudar a aliviar os sintomas

A alimentação rica em fibra, com baixa quantidade de açúcares como a frutose e a lactose, ajudam a aliviar o síndrome do cólon irritável. Alguns exemplos destes alimentos são os produtos lácteos com baixo teor de lactose como os iogurtes e os queijos curados, frutas como as bananas, as laranjas ou o abacaxi e vegetais como o espinafre.

Fonte: https://stanfordhealthcare.org/content/dam/SHC/for-patients-component/programs-services/clinical-nutrition-services/docs/pdf-lowfodmapdiet.pdf. Consulta: dezembro de 2014.

Elimine os alimentos problemáticos

Elimine os alimentos problemáticos

1.      Alguns alimentos são mais propensos a causar sintomas de síndrome do cólon irritável (SCI) ou a piorá-lo. Alguns exemplos destes alimentos são determinados produtos lácteos, os adoçantes artificiais baseados em polióis, o álcool, a cafeína, alimentos com maior teor de gordura e que produzem gases, como o feijão ou repolho. Procure o conselho do seu profissional de saúde.