Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Síndrome do Cólon IrritávelSíndrome do Cólon Irritável

Síndrome do Cólon Irritável (SCI)

Síndrome do cólon irritável (SCI), uma doença gastrointestinal frequente

Os indivíduos que sofrem obstipação ou diarreia, inchaço e gases e outros problemas digestivos com regularidade podem padecer de síndrome do cólon irritável, uma doença gastrointestinal frequente.


Entre 10 a 15% dos adultos sofrem de cólon irritável (SCI) e menos de metade deles são diagnosticados. Os sintomas mais comuns são a diarreia, obstipação, gases, dor abdominal e outros problemas digestivos relacionados com a motilidade do tubo digestivo e, em especial, do intestino*.


Embora as causas da doença não sejam conhecidas com exatidão, a alimentação, o stress e a flora intestinal são os fatores potenciais que desencadeiam os sintomas de SCI. Também alguns fatores intrínsecos, como o modo em que o cérebro e o intestino comunicam, a genética e os níveis de determinadas hormonas e outros compostos químicos podem estar envolvidos no SCI.


O estilo de vida e os hábitos alimentares podem afetar esta doença, sendo a alimentação um aspeto importante. Assim, enquanto que alguns alimentos podem agravar os sintomas de SCI (como os alimentos com elevado conteúdo em lípidos ou cafeína, ou que produzem gases como as leguminosas, alguns legumes como o repolho ou a couve ou algumas frutas), outros alimentos específicos podem melhorá-los. Conhecer e evitar os alimentos que provocam o SCI em cada indivíduo, mantendo um registo da alimentação e consumir nutrientes benéficos como a fibra alimentar, pode reduzir os sintomas.

Novas investigações sobre probióticos mostram que estes compostos também podem ser eficazes para ajudar indivíduos com SCI. Por isso, alguns fármacos que lhe podem ser úteis estão disponíveis.


Na Nestlé Health Science, a saúde digestiva é uma das principais áreas de trabalho, e estamos empenhados com a investigação e desenvolvimento de soluções nutricionais para indivíduos que sofrem doenças digestivas como o SCI1.


1.       http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/ibs/. Consulta: dezembro de 2014.


*Os sintomas enumerados não são uma lista exaustiva; os sintomas reais dos indivíduos podem variar.