A obstipação é um sintoma que se define como uma frequência de defecação inferior a três vezes por semana. Além disso, pode estar associada a queixas subjetivas como um esforço exagerado para evacuar, fezes duras ou uma sensação de esvaziamento incompleto. A obstipação crónica é generalizada na sociedade ocidental, sendo que aproximadamente 10% da população toma laxantes regularmente.

 

As principais causas da obstipação são a administração de fármacos que abrandam o trânsito, a presença de desidratação, a ingestão escassa de fibra, patologias que afetam o trânsito intestinal, bem como o stress e a ansiedade. A idade também é outro dos fatores, de tal forma que 40-50% dos indivíduos com mais de 65 anos sofrem de obstipação.

 

A alimentação: é um fator essencial na obstipação

A característica que possivelmente mais define o padrão de consumo de alimentos nos países desenvolvidos é o baixo consumo de fibra dietética. O consumo total de fibra dietética está abaixo de 20g/dia, inferior aos valores de 25 a 30g/dia considerados adequados.

 

Estudos recentes sugerem que uma alimentação com elevado conteúdo em alimentos ricos em fibra dietética pode ser benéfica, tanto na regulação da função intestinal e controlo do peso, como um fator preventivo e terapêutico de diversas doenças (diabetes, doenças cardiovasculares e cancro do cólon, entre outras).

 

As medidas alimentares e de higiene constituem, portanto, as primeiras pistas para o tratamento da obstipação: insistir em tomar refeições completas com uma ingestão diária importante de fibra alimentar (cerca de 25-30g/dia) e de líquidos (1,3 a 1,5 litros/dia), acompanhada por uma atividade física suficiente.

 

Outra das estratégias para aumentar o aporte de fibra diário é a incorporação de suplementos nutricionais ricos em fibra, que permitirão o aumento isolado da ingestão de fibra na dieta.

 

A Nestlé Health Science, considerando os benefícios nutricionais da fibra alimentar, incorpora-a em diferentes tipos e qualidades nas soluções nutricionais que desenvolve para o suporte nutricional em diversas situações.

 

 

Bibliografia Complementar:

  • Escudero A, Bixquert M. Guía para prevenir y tratar el estreñimiento. FEAD.
  • Campillos Paez MT, Valles Ugarte ML, San Laureano Palomero T, Pérez Hernansaiz M. Estreñimiento y consumo de laxantes en el anciano. Aten Primaria 2000; 26 (6): 430-32
  • Varela G. Libro Blanco de la Nutrición en España. Fundación Española de la Nutrición (FEN) 2013.
  • Garrigues V, Gálvez C, Ortiz V, Ponce M, Nos P, Ponce J. Prevalence of constipation: agreement among several criteria and evaluation of the diagnostic accuracy of qualifying symptoms and self-reported definition in a population-based survey in Spain. Am J Epidemiol. 2004 Mar 1;159(5):520-6
Leia mais
Fechar

A obstipação afecta entre 18 a 20% da população com um impacto negativo na qualidade de vida.

Fonte: Siproudhis L, Pigot F, Godeberge P, Damon H, Soudan D, Bigard MA. Defecation disorders: a French population survey. Dis Colon Rectum. 2006; 49 (2): 219-27.

Garrigues V, Gálvez C, Ortiz V, Ponce M, Nos P, Ponce J. Prevalence of constipation: agreement among several criteria and evaluation of the diagnostic accuracy of qualifying symptoms and self-reported definition in a population-based survey in Spain. Am J Epidemiol. 2004 Mar 1;159(5):520-6

Mugie SM, Benninga MA, Di Lorenzo C. Epidemiology of constipation in children and adults: a systematic review. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2011; 25 (1): 3-18


Recomendações gerais

RECOMENDAÇÕES GERAIS

  • Consulte com o seu médico se o número de vezes que evacua por semana é normal
  • Se tem vontade de evacuar, faça-o; não tenter evitá-lo ou que passe.
  • Tente acostumar-se a ir ao wc no momento determinado do dia (geralmente de manhã, depois do pequeno-almoço)
Uma alimentação adaptada: é o primeiro tratamento para a obstipação

UMA ALIMENTAÇÃO ADAPTADA: É O PRIMEIRO TRATAMENTO PARA A OBSTIPAÇÃO

  • Aumente a quantidade de fibra da sua alimentação com uma dieta rica em pão, cereais não refinados, frutas, legumes e verduras. Na população geral recomenda-se o consumo de 25-30 gramas por dia para a prevenção de obstipação. Ao princípio, uma alimentação rica em fibra pode produzir algum efeito desagradável, como acumulação de gases no aparelho digestivo (flatulência).
healthy-tips-default.jpg

  • Beba líquidos suficientes.
  • O consumo de iogurtes e leites fermentados pode ajudar a melhorar a frequência das evacuações.
  • Antes de utilizar qualquer laxante, consulte o seu médico
O exercício é benéfico para evitar a obstipação

O EXERCÍCIO É BENÉFICO PARA EVITAR A OBSTIPAÇÃO

O exercício físico regular, individualizado às características de cada pessoa, e em particular aqueles exercícios que fortalecem a zona abdominal e pélvica são particularmente benéficos para o tratamento da obstipação e da incontinência fecal e, devem ser, juntamente com a reeducação alimentar, o pilar do tratamento desta alteração.