Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
ObstipaçãoObstipação

Obstipação

Title

A obstipação é um sintoma que se define como uma frequência de defecação inferior a três vezes por semana. Além disso, pode estar associada a queixas subjetivas como um esforço exagerado para evacuar, fezes duras ou uma sensação de esvaziamento incompleto. A obstipação crónica é generalizada na sociedade ocidental, sendo que aproximadamente 10% da população toma laxantes regularmente.

 

As principais causas da obstipação são a administração de fármacos que abrandam o trânsito, a presença de desidratação, a ingestão escassa de fibra, patologias que afetam o trânsito intestinal, bem como o stress e a ansiedade. A idade também é outro dos fatores, de tal forma que 40-50% dos indivíduos com mais de 65 anos sofrem de obstipação.

 

A alimentação: é um fator essencial na obstipação

A característica que possivelmente mais define o padrão de consumo de alimentos nos países desenvolvidos é o baixo consumo de fibra dietética. O consumo total de fibra dietética está abaixo de 20g/dia, inferior aos valores de 25 a 30g/dia considerados adequados.

 

Estudos recentes sugerem que uma alimentação com elevado conteúdo em alimentos ricos em fibra dietética pode ser benéfica, tanto na regulação da função intestinal e controlo do peso, como um fator preventivo e terapêutico de diversas doenças (diabetes, doenças cardiovasculares e cancro do cólon, entre outras).

 

As medidas alimentares e de higiene constituem, portanto, as primeiras pistas para o tratamento da obstipação: insistir em tomar refeições completas com uma ingestão diária importante de fibra alimentar (cerca de 25-30g/dia) e de líquidos (1,3 a 1,5 litros/dia), acompanhada por uma atividade física suficiente.

 

Outra das estratégias para aumentar o aporte de fibra diário é a incorporação de suplementos nutricionais ricos em fibra, que permitirão o aumento isolado da ingestão de fibra na dieta.

 

A Nestlé Health Science, considerando os benefícios nutricionais da fibra alimentar, incorpora-a em diferentes tipos e qualidades nas soluções nutricionais que desenvolve para o suporte nutricional em diversas situações.

 

 

Bibliografia Complementar:

  • Escudero A, Bixquert M. Guía para prevenir y tratar el estreñimiento. FEAD.
  • Campillos Paez MT, Valles Ugarte ML, San Laureano Palomero T, Pérez Hernansaiz M. Estreñimiento y consumo de laxantes en el anciano. Aten Primaria 2000; 26 (6): 430-32
  • Varela G. Libro Blanco de la Nutrición en España. Fundación Española de la Nutrición (FEN) 2013.
  • Garrigues V, Gálvez C, Ortiz V, Ponce M, Nos P, Ponce J. Prevalence of constipation: agreement among several criteria and evaluation of the diagnostic accuracy of qualifying symptoms and self-reported definition in a population-based survey in Spain. Am J Epidemiol. 2004 Mar 1;159(5):520-6