Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Alimentação SaudávelAlimentação Saudável

Alimentação Saudável

Ter uma boa alimentação ajuda a obter saúde

A melhor forma de alcançar e manter um estado nutricional adequado é incorporar uma ampla variedade de alimentos na nossa alimentação habitual. Na natureza não existe um alimento que possua todos os nutrientes necessários nas quantidades adequadas, pelo que diferentes alimentos naturais fornecem uma variedade de nutrientes que desempenham funções específicas no nosso organismo.

 

As quantidades e tipos de alimentos recomendados nos adultos e seniores estão representados graficamente na Pirâmide de Alimentação Saudável.

 

Realizar uma alimentação saudável é uma recomendação para todo o tipo de indivíduos e condições: homens, mulheres, crianças e adultos. Mas é particularmente importante à medida que envelhecemos. Depois dos 50 anos, encontramo-nos no pico da nossa vida, onde nos podemos sentir confortáveis connosco e cuidar do presente. Queremos manter uma boa saúde, permanecer fortes e ativos, sem necessidade de medicação. Portanto, é bastante importante manter uma alimentação equilibrada, para garantir um aporte adequado de proteínas, hidratos de carbono e lípidos, onde a gordura seja saudável, rica em fibra e com controlo de sal e açúcar.

Devemos manter-nos fisicamente ativos: caminhar ou correr, ir ao ginásio, fazer jardinagem, andar de bicicleta… Mantermo-nos ativos ajuda a melhorar a saúde física e mental.

 

A nível global, e particularmente em Portugal, a esperança média de vida da população está a aumentar notoriamente, e para disfrutar melhor desta etapa da vida, devemos aprender a disfrutar do prazer de uma alimentação saudável. Seguir uma alimentação e nutrição adequada ajuda a prevenir e tratar muitas doenças e contribui para o aumento da qualidade de vida.

As proteínas ajudam a manter a massa muscular
As proteínas contribuem para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular e ajudam na manutenção dos ossos em condições normais. Existem proteínas de origem animal e vegetal. Os alimentos de origem animal, como a carne, peixe, ovos, leite e derivados, proporcionam uma grande quantidade de proteína. Embora os alimentos de origem vegetal sejam menos ricos em proteína…


OS LÍPIDOS POSSUEM FUNÇÕES IMPORTANTES NO NOSSO ORGANISMO

São mais saudáveis as gorduras de origem vegetal, especialmente o azeite. Devemos limitar o consumo de ácidos gordos saturados de origem animal presentes na carne, enchidos, produtos de pastelaria e bolos e gordura do leite.








QUAL A FUNÇÃO DAS VITAMINAS E MINERAIS?

As vitaminas e minerais consideram-se micronutrientes porque o nosso organismo necessita de poucas quantidades dos mesmos. Porém, estes cumprem mais de 100 funções vitais e, quando não ingerimos as quantidades adequadas de alguns deles, podemos apresentar doenças. Por exemplo, o cálcio e a vitamina D ajudam o desenvolvimento e manutenção dos ossos, a vitamina C ajuda na manutenção da função imunológica e as vitaminas B2, B6 e B12 reduzem o cansaço e a fadiga.