Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Paciente CirúrgicoPaciente Cirúrgico

Paciente cirúrgico

A nutrição pode ajudar na recuperação do indivíduo depois de uma intervenção cirúrgica

Estima-se que em cada ano se realizam mais de 230 milhões de intervenções de cirurgia major em todo o mundo.1 Graças às modernas técnicas, o trauma ou agressão pode ser reduzido. No entanto, o organismo do indivíduo deve recuperar, através de diversas respostas, mobilizar os recursos que pode ter, para iniciar o processo de cicatrização. A nutrição, o aporte de proteínas e energia pode acelerar a recuperação, por numerosos motivos.2

Mesmo antes da intervenção, uma nutrição adequada pode facilitar um melhor resultado. De facto, em estudos clínicos demonstrou-se que complementar a alimentação com nutrientes especiais, pode melhorar as respostas do organismo e reduzir as complicações de pós-operatório, mesmo quando se considera que o indivíduo está bem alimentado.3

Dependendo da intervenção, a equipa médica tambem poderá decidir que o indivíduo receba uma fórmula nutricional específica para potenciar o seu sistema imunitário, o que poderá reduzir o tempo de hospitalização.4

Depois da cirurgia, a nutrição é essencial para conseguir que os indivíduos voltem à sua vida normal o mais rapidamente possível. Estes podem alimentar-se sozinhos, como podem precisar de ajuda de uma sonda, uma vez que a administração precoce dos nutrientes que o organismo necessita é importante para a recuperação.4 A Nestlé Health Science, considerando os benefícios que pode trazer uma boa nutrição, desenvolveu e inclui nas suas soluções nutricionais, fórmulas específicas para o paciente cirúrgico.

1.        Weiser TG, Regenbogen SE, Thompson KD. An estimation of the global volume of surgery: a modelling strategy based on available data. Lancet. 2008;372(9633):139-44.

2.        Ljungqvist O, Dardai E, Allison SP. Basics in clinical nutrition: perioperative nutrition. E-SPEN, the European e-Journal of Clinical Nutrition and Metabolism. 2010;e93-6.

3.        Windsor A, Braga M, Martindale R. Fit for surgery: an expert panel review on optimizing patients prior to surgery, with a particular focus on nutrition. Surgeon. 2004;2(6):315-9.

4.      Martindale RG, McClave SA, Taylor B, Lawson CM. Perioperative nutrition: what is the current landscape? JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2013;37(5 Suppl):5S-20S.