Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo
para profissionais de saúde


Você é um profissional de saúde?
Está a sair do conteúdo exclusivo para profissionais de saúde.
Este conteúdo que está a tentar aceder é exclusivo para profissionais de saúde.
Está a ser redirecionado.
Doente CríticoDoente Crítico

Doente Crítico

Em situações clínicas críticas o paciente requer uma atenção médica exaustiva e multidisciplinar

O tratamento de um paciente crítico (link para “Paciente crítico”) requer uma atenção exaustiva e constante por parte de uma equipa de profissionais de saúde e múltiplas especialidades. Frequentemente também implica o uso de equipamentos especializados, como monitores, sondas de alimentação, cateteres e ventiladores, que podem ser necessários para manter o paciente com vida.1 Por estes motivos, o tratamento do paciente crítico realiza-se com maior frequência numa unidade de cuidados intensivos (UCI).

Enquanto se encontra na unidade de cuidados intensivos, é possível que o paciente não possa ser alimentado através da boca, neste caso, pode ser fornecida uma  nutrição através de uma sonda no estômago ou no intestino (o que é designado por nutrição entérica ou alimentação por sonda) ou por via endovenosa (denominada por nutrição parentérica).

As fórmulas de alimentação por sonda têm sido desenvolvidas para substituir a alimentação oral, de modo que incluem hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas e minerais. Também podem conter nutrientes que são importantes durante o decurso de doenças, como os ácidos gordos ómega 3 (óleo de peixe) ou a arginina (um dos aminoácidos integrante das proteínas). Noutras ocasiões, é possível que o organismo tenha dificuldades em digerir e absorver os nutrientes, pelo que pode ser necessário uma fórmula que possua proteínas pré-digeridas e lípidos de fácil absorção. A equipa de profissionais de saúde decidirá qual a fórmula adequada para as necessidades do indivíduo e da sua situação. A Nestlé Health Science, considerando os benefícios que uma boa nutrição pode trazer, desenvolveu e incluiu nas suas soluções nutricionais, fórmulas específicas para o paciente crítico.

 

1 http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/criticalcare.html . Consultado em março de 2015.