A perda de peso involuntária é um sinal de alerta

A perda de peso involuntária que ocorre em seniores é um dos principais sinais que pode ser motivo de estudo médico, visto que pode estar relacionado com uma ingestão insuficiente de energia e nutriente, geralmente devido a uma perda de apetite ou ser uma manifestação que acompanha uma doença.

Apesar da perda de peso ser um sinal importante, é a velocidade e variação da perda que determina a gravidade da desnutrição.

 

As principais causas da perda de peso involuntária no sénior são a perda de apetite, também conhecida como anorexia, executar uma alimentação restritiva e/ou exclusiva que possua como consequência uma ingestão insuficiente, a presença de um baixo estado de espírito ou tristeza, a presença de problemas gastrointestinais, que resultam em má absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ou de doenças graves e outros. Muitas vezes, esta perda de peso pode envolver desnutrição, que por sua vez pode conduzir à incapacidade funcional, a um maior risco de infeções, de úlceras por pressão, baixa tolerância à medicação, etc.

Para saber se a perda de peso é significativa ou não, o parâmetro mais utilizado é a percentagem da perda de peso ao longo do tempo e calcula-se a partir do peso habitual e o peso atual do sénior:

 

% perda de peso = [peso habitual (kg) – peso atual (kg) / peso habitual] x 100
Tempo 1 mês 3 meses 6 meses
Perda significativa 5 % 7,5% 10%
Perda severa > 5 % > 7,5 % > 10 % 

Na tabela acima, mostram-se os resultados que permitem saber a gravidade da perda de peso em função do período de tempo em que esta ocorreu.

 

Perante qualquer perda de peso significativa ou severa, deverá consultar um especialista, que é responsável por praticar uma avaliação abrangente e recomendar a intervenção nutricional mais adequada, que pode ir desde a modificação da alimentação tanto qualitativamente como quantitativamente, desde a suplementação nutricional da alimentação até ao estabelecimento de uma nutrição especial.

Leia mais
Fechar
9 causas da perda de peso involuntária em seniores (1):
Demência
Depressão/Tristeza
Doença aguda ou crónica
Dificuldade para engolir/Disfagia
Alterações no paladar
Diarreia
Medicação
Dificuldade em mastigar
Incapacidade funcional
(1) Robbins, LJ. Evaluation of weight loss in the elderly. Geriatrics. 1989; 44: 31–34 (37.)

Tome cuidado e procure comer bem e acompanhado

TOME CUIDADO E PROCURE COMER BEM E ACOMPANHADO

  • Procure não comer sozinho. Comer acompanhado melhora a disfrutar das refeições e, portanto, aumenta a ingestão de alimentos.
  • Realize as refeições num ambiente tranquilo e relaxado e evite distrações.
  • Tente realizar pequenas refeições nutritivas com frequência, para que se alimente adequadamente.
  • Procure consumir os seus pratos preferidos a horas que tenha mais apetite.
  • Prepare os pratos com antecedência para dispor facilmente deles quando necessita.
  • Leve o tempo que precisar para comer.
Pequenas refeições nutritivas com frequência: a melhor opção para se alimentar adequadamente

PEQUENAS REFEIÇÕES NUTRITIVAS COM FREQUÊNCIA: A MELHOR OPÇÃO PARA SE ALIMENTAR ADEQUADAMENTE

  • Aproveite o momento em que tem mais apetite para comer os alimentos que possuem maior aporte de proteínas e calorias.
  • Realize no mínimo 5 refeições por dia: pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia
  • Os pratos combinados dão uma sensação de menor quantidade, permitem fornecer todos os grupos básicos de alimentos, são desejáveis e promovem o consumo de todo o alimento.
healthy-tips-default.jpg

  • Para aumentar o aporte proteico e calórico é útil adicionar aos pratos principais queijo ralado, clara de ovo, leite em pó, farinha de amêndoa, puré de batata desidratada, manteiga, maionese, mel, frutos secos, proteína em pó ou purés instantâneos em pó.
  • Se o seu médico ou nutricionista lhe prescreve um suplemento nutricional, tome-o num horário fora das refeições principais para que não diminua o apetite nestas: Entre as refeições, pequenas doses ao longo do dia, ao acordar, ao final do dia ou à noite